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Para que seu negócio se torne referência, mantê-lo dentro do mercado competitivo é primordial para não cair no esquecimento de seu público. E isso inclui atrair novos clientes, superar os resultados, aumentar a produtividade… Desafios que fazem parte de uma conquista diária e dificilmente podem ser alcançados com receitas prontas.
Pensando nisso, você encontra a seguir algumas dicas de atitudes essenciais que devem ser tomadas para manter uma empresa competitiva em sua área!
Contar com inovações e não com a concorrência
Está dentro da normalidade acompanhar os passos de algum concorrente, direto ou indireto. Todos fazem ou já fizeram isso. Seja por vender o mesmo produto ou serviço, pelos anos de mercado, estabilidade ou fornecedores.
Independente do motivo, ao analisar toda a empresa do concorrente, as chances de tentar imitá-lo ao invés de inovar são altas e prejudiciais ao longo prazo. Essa ação força os consumidores a comprarem simplesmente pelo preço afinal, por não ser oferecido nenhum diferencial por parte de sua empresa. Portanto, procure constantemente formas de inovação em seu setor e destaque-se!
Ter transparência e cumprir com sua palavra
Busque ser franco e coerente em relação aos direitos e deveres de ambas as partes. Ter seu processo claro e muito bem explicado sobre a prestação de serviços ou sobre os benefícios de seu produto é imprescindível para manter-se competitivo.
E ainda, ao estipular datas para entrega ou outros combinados, o cumprimento destes são essenciais, estando no contrato ou não. Um cliente insatisfeito não só deixa de consumir seu produto ou serviço como também irá propagar uma imagem negativa de sua marca. Além do mais, a tecnologia juntamente com redes sociais deu maior voz aos consumidores e assim, reclamar de um serviço é instantâneo e atinge ainda mais pessoas. Cumprir, respeitar e nunca prometer algo além do que pode oferecer são atitudes fundamentais.
Solucionar problemas
Sabe-se que imprevistos acontecem todos os dias, como atrasos na entrega pela transportadora, problemas na execução do serviço, entre outros. Porém, o que diferencia um negócio dos demais não são os problemas, afinal é natural que aconteçam!
O que irá te destacar no mercado é a forma com que você os soluciona. Em parceria com as dicas anteriores: Seja sempre transparente e cumpra o que foi prometido. O cliente pode até ficar frustrado devido ao transtorno, contudo, certamente confiará em sua empresa. Isso te trará pontos positivos após a conclusão.
Focar no pós-venda
O feedback do seu público diz muito sobre a imagem de sua empresa! Pouquíssimos profissionais se atentam a esse tópico, que pode ser considerado o ponto chave para mostrar-se competitivo. A maioria dos estabelecimentos entende que o processo de venda é finalizado assim que o cliente vai embora, com seu produto novo ou o serviço devidamente realizado.
No entanto, estar em contato fará com que a experiência positiva se estenda. Enviar um e-mail perguntando sobre a compra, fazer uma ligação semanas depois ou pedir para que um formulário seja preenchido no final do atendimento é essencial para consolidar sua marca e receber feedbacks interessantes.
Atente-se a esses pontos! Isso mostrará que você realmente se importa em fortificar sua marca no mercado em que atua, mantendo sua empresa competitiva!
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