O Itaú comunicou na última semana a demissão de 80 funcionários por uso indevido do plano de saúde. Segundo o banco, os funcionários em questão teriam utilizado a solicitação de reembolso de maneira indevida.
Em outubro de 2022, a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) que representa as operadoras de planos de saúde, criou uma gerência para aumentar a fiscalização sobre os dribles mais comuns na utilização dos planos. Nessa circunstância, a entidade também apresentou ao Ministério Público de São Paulo uma notícia-crime sobre uma rede de empresas de fachada criada com o intuito de fazer pedidos de reembolsos fraudulentos em larga escala contra operadoras, que somaram cerca de R$ 40 milhões.
Após o comunicado do Itaú, o Sindicato dos Bancários de São Paulo abriu um canal jurídico que vai investigar a situação de cada trabalhador demitido. Segundo o sindicato, após os desligamentos, o banco também enviou informativo interno para todos os colaboradores com orientações para evitar fraudes e golpes relacionados à utilização do plano de saúde. O banco também enfatizou aos seus funcionários a importância do não compartilhamento de login e senha dos canais de atendimento do plano e ainda fez um alerta sobre alterações da finalidade real de tratamentos, exames e procedimentos.
“A ética é um valor fundamental para o banco e deve pautar a conduta de todos os colaboradores”, disse o Itaú em nota. O banco não deu detalhes sobre a fraude.