Tempo de leitura: 5 minutos
Outubro Rosa é o mês especial da saúde das mulheres. Momento de estimular os cuidados e ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama e das consultas frequentes com especialistas.
Aproveitando o tema, nós da FG Company separamos algumas dicas sobre a conscientização e prevenção no ambiente corporativo. Reforçamos o quanto é importante cuidar da saúde para curtir os melhores momentos da vida!
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele e responde por 29% de novos casos da doença a cada ano.
Prevenção
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce do câncer são o rastreamento e o diagnóstico antecipado. Assim, o principal objetivo da campanha é promover a prevenção, pois esse momento inicial se caracteriza por ser a chance mais provável de cura.
Enfatizamos que o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental, pois a única forma de identificação na fase inicial (quando ainda não está palpável) é pela mamografia. Ele deve ser feito exames preventivos (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética) e o autoexame das mamas.
Sedentarismo na vida empresarial
Sem estímulos para sair da zona de conforto, principalmente em contextos de home office, muitas empresas deixam de adotar políticas que influenciam as colaboradoras a terem um estilo de vida mais saudável. Consequentemente, o sedentarismo cresce nos ambientes corporativos e fica evidente na parcela feminina dos casos.
Com isso, certos costumes podem aumentar o risco da aparição da doença. É o que o estudo da entidade American Cancer Society afirma. Segundo a pesquisa, o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo e o sobrepeso com o avançar da idade são alguns dos relevantes fatores de risco. Ademais, a maioria dos casos não tem relação com o histórico familiar.
Por isso, uma das medidas de disseminar o assunto é ressaltando a importância de se manter fisicamente ativo, por exemplo, oferecendo ginástica laboral ou acesso a um benefício de atividade física.
Conscientização
A distribuição de materiais informativos é uma estratégia clássica e eficaz, podendo ser investida em conteúdos digitais e offline. Porém, são inúmeras as opções para aumentar o envolvimento da empresa. Podemos citar as campanhas de doação, palestras motivacionais e o trabalho voluntário, por exemplo.
Lembramos que é essencial buscar por projetos e programas destinados especificamente para portadores da doença. O auxílio à saúde mental para quem enfrenta o diagnóstico é uma alternativa, junto a eventos ou iniciativas homenageando quem está ou já esteve nessa batalha.
A FG Company apoia esta causa.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.