Ter um carro te dá conforto e praticidade no dia-a-dia, seja para trabalhar ou para os momentos de lazer. E quando pensamos em adquirir um bem de alto valor financeiro, imediatamente, queremos preservar esse patrimônio para assegurar que esse bem não sofra nenhum dano, afinal, investimos altos valores para obtê-los e ter eventuais prejuízos está fora de cogitação. Mas infelizmente imprevistos acontecem e é por isso que precisamos nos prevenir para evitar problemas futuros.
O seguro de automóvel, assim como seguro viagem e seguro residencial, funciona como uma espécie de garantia ao proprietário através de uma apólice – ou seja, um contrato – firmado entre proprietário e a seguradora, no qual o contratante paga uma taxa (mensal ou anual) para ser ressarcido de possíveis prejuízos (previstos na apólice) ao veículo, como roubo, e até mesmo danos pessoais ou a terceiros. A cobertura destes prejuízos são especificadas nas cláusulas do contrato.
É importante estar atento às informações do contrato de seguro, pois existem seguros de carro que irão cobrir todos esses pontos e outros não citados, e outros somente cobrirão um ou outro ponto.
Cobertura básica
As coberturas básicas de um seguro de automóvel protegem o veículo dos considerados “sinistros principais”. Uma cobertura básica oferece proteção contra incêndio, acidentes e roubos. Neste mesmo tipo de seguro é possível incluir o chamado danos a terceiros, esses danos podem ser pessoais, morais ou materiais. Outra opção de cobertura para terceiros é a de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), significa que a seguradora oferece indenização aos passageiros do veículo do segurado.
Cobertura adicional
Se ainda assim suas necessidades não forem atendidas pela cobertura básica, o segurado pode contratar coberturas adicionais. Essas coberturas extras variam de acordo com a operadora de seguro que for contratada.
Existem diversas opções de cobertura extra, entre as mais comuns, estão a proteção para acessórios (como rádio e TV automotiva) e para danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores. Em situações de pane seca ou elétrica, ou de estouro dos pneus pode ser interessante ter uma assistência 24h pelo uso do guincho, algumas seguradoras oferecem essa cobertura e até carro reserva e/ou assistência residencial.
Quando algo acontece com o veículo, seja uma colisão com perda parcial ou total ou roubo, o proprietário comunica a empresa, que abre um registro chamado de sinistro (ocorrência). Após o primeiro contato para a abertura do sinistro, o segurado deve entrar em contato com a sua corretora para fazer a mediação com a seguradora no processo do sinistro.
Franquia
É importante saber que há um valor que fica sob responsabilidade do segurado pagar em caso de sinistro, esse valor vem com nome de ‘franquia’. A seguradora é responsável por cobrir os gastos superiores à franquia, então, ela pode ser considerada uma coparticipação do segurado no valor do orçamento feito sobre o sinistro.
Para contratar um seguro auto o interessado deve solicitar ao corretor de seguros uma cotação do serviço, analisar os vários fatores das propostas enviadas pelo corretor e considerar o melhor custo-benefício.
São diversas as vantagens que o segurado pode ter ao contratar um seguro auto. Nós da FG Company somos especialistas há mais de 23 anos no mercado de seguros, por isso se você ainda tiver alguma dúvida sobre qualquer tipo de seguro ou mesmo, queira fazer uma cotação do serviço para o seu carro, sua casa ou sua empresa, entre em contato conosco através da nossa central de atendimento. Será um imenso prazer atendê-lo!